Preciso comprar muitos pedais ??? Blog do Panta #2

Olá meus amigos baixistas chegamos aqui na segunda edição do Blog do Panta e agora vou explicar a vocês o porquê não haver necessidade de comprar uma infinidade de pedais.

Propósito: Toco profissionalmente ou por hobby?

Primeiramente devemos analisar em qual contexto os meus pedais vão se encaixar, muitos dos profissionais hoje no mercado nacional não utilizam uma infinidade de pedais, mesmo os baixistas que tocam estilos como rock e heavy metal. O ideal é sempre estar estudando suas técnicas para a mão direita, ou seja, manter sempre o seu pizzicato preciso e firme, o controle da mão direita é o que faz nós baixistas obtermos bons resultados com timbres e futuramente para os mais avançados gravações. O uso do metrônomo é essencial e para você que já tem recursos de gravação em casa, grave ideias constantemente, quanto mais ouvir sua execução mais analítico você se torna.

Quais os primeiros pedais que devo comprar?

É indicado para o baixista pesquisar primeiramente um afinador, principalmente para os que ensaiam e os que sobem ao palco. Este pedal vai elevar o seu grau de profissionalismo, afinal de contas ninguém precisa te ouvir afinar o seu instrumento. O pedal afinador também facilita muito na hora de mudar a afinação de uma ou mais cordas dentro do seu próprio ensaio.
Um segundo pedal interessante para quem toca Rock, Heavy Metal, Hard Rock e estilos onde as guitarras são muito pesadas (muito distorcidas) é o Compressor, este pedal nivela sua pegada, fazendo com que o seu ataque nas cordas soe sempre constante e homogêneo, por exemplo se você tem o costume de tocar muito forte, o Compressor vai automaticamente limitar picos de sinal, ou se você toca muito fraco (erro gravíssimo principalmente para baixistas de rock) ele vai atuar subindo o volume do seu sinal. Já para outros estilos como Reggae, Funk, Soul, Disco, Samba e Jazz não é aconselhável o uso do compressor, mais sim que você tenha dinâmica suficiente na mão direita, controlando o ataque e força do seu pizzicato

 E os outros tipos de pedal?

Tudo vai depender do seu uso e se vale a pena o seu investimento, pedais como Drive, Chorus, Equalizer, Fuzz, etc são de uso pontuais ou melhor dizendo para estilos e situações especificas, exemplo se você toca em uma banda de reggae ou jazz qual a necessidade de ter no seu Set de Pedais um Drive ou um Fuzz? Nenhuma! Quer um outro exemplo, se você toca em um grupo de samba, porque você tem que ter um pedal de Reverb ou Chorus? Nenhuma também.

Dicas

1 – Estude pelo menos um ano sem pensar em comprar pedais.
2 – Cuidado com a febre da compra e principalmente com informações jogadas em fóruns.
3 – Compre realmente o que você precisa, levando em consideração o que você toca e com quem você toca.
4 – Antes de sair comprando procure estudar e fazer Aulas de Baixo com um profissional gabaritado.
5 – Sempre pergunte e tire dúvidas com músicos mais experientes que você.
6 – Ao comprar seus primeiros pedais também adquira uma fonte de qualidade, um filtro de linha e cabos bons.

Para ter Aulas de Baixo basta entrar em contato no email contato@alexandrepanta.com.br e agendar seu horário podendo ser Aulas Online (Aulas por Skype) ou Aulas Presenciais.

Valeu pessoal !!!