Salve meus amigos músicos, baixistas e aspirantes a baixista, meu nome é Alexandre Panta e a partir de agora começaremos aqui no meu website um blog sobre baixo onde abordarei uma diversidade de temas relacionados ao instrumento com o intuito de sanar as dúvidas mais corriqueiras de quem está procurando aulas de baixo ou mesmo quem já está cursando.
Nesta primeira edição iremos entender qual a real função do baixo em uma banda, o que de fato um baixista deve fazer para conseguir tocar da maneira mais segura e precisa de forma que o baixo seja imprescindível para a sonoridade da sua banda.
Primeiramente precisamos entender que o baixo é o instrumento em que sua função é primeiramente CONDUZIR a música sempre buscando o entrosamento ideal com os demais instrumentos, seja bateria, guitarra, violão, piano, teclado, etc.
O principal companheiro do baixista em qualquer banda; seja de qualquer estilo musical; é o baterista tornando se primordial prestar muita atenção no mesmo, buscar sentir a pulsação da música e OLHAR muito para o batera.
Um baixista de rock por exemplo precisa estar muito seguro na sua execução, mesmo que nos estilos como classic, hard rock, punk e heavy metal sejam compostos das famosas linhas “retas” (duas ou quatro notas por tempo sem pausa) os estudos com metrônomo são fundamentais para que o seu “timing” rítmico fique apurado consequentemente fazendo com que você baixista desenvolva uma certa constância.
Já estilos como pop, samba, MPB, bossa e country têm uma certa necessidade de sincronizar precisamente as linhas de baixo com o bumbo da bateria.
Lista de alguns passos importantes para se obter bons resultados.
1 – Alternar sempre os dedos da mão direita
2 – Abafar as cordas corretamente
3 – Estudar SEMPRE com o metrônomo
4 – Focar primeiramente clareza nas notas e não se importar com velocidade
5 – Ensaiar separadamente com o Baterista
Nós baixistas também devemos estudar teoria musical na mesma intensidade que um guitarrista/violonista/pianist
Lista dos passos que você que está em um curso de baixo deve seguir.
1 – Memorizar o braço do Baixo.
2 – Conhecer e decorar os intervalos entre as notas.
3 – Estudar acordes como Tríades e Tétrades.
4 – Entender e decorar desenhos da escala Maior e Menor
5 – Conhecer as escalas Pentatônicas
Podemos concluir que o baixista é o elo de ligação entre a parte rítmica e harmônica, ou seja, em uma banda fazemos o “meio campo” entre o baterista e o guitarrista, por isso é muito importante ser eclético, mente aberta e atencioso.
E não se esqueçam em galera, para ter Aulas de Baixo basta entrar em contato no end: contato@alexandrepanta.com.br e agendar seu horário podendo ser Aulas Online (Aulas de baixo por skype) ou Aulas Presenciais.
Abraço galera !!!